História

O Lar Social do Arrabal é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos que tem como missão promover a prestação de serviços pautados pela inovação, personalização e qualidade, com o objetivo de obter a satisfação dos nossos utentes e demais envolvidos.
Estávamos no ano de 1980, quando os elementos da Junta de Freguesia do Arrabal, sentiram que havia necessidade de construir equipamentos para apoiar os idosos da freguesia. O sonho e a capacidade de visão de Afonso Pereira Gameiro, de José Bernardino Crespo e de Joaquim Lopes Faria iriam lançar as bases e os alicerces para criar a obra que hoje está à vista e da qual todos nos podemos orgulhar.
Formou-se então, uma comissão instaladora, composta por elementos da Junta e da Assembleia de Freguesia e por mais 30 elementos dos quatro ramos da freguesia.
Dentro da comissão foram criados grupos de trabalho para a angariação de fundos, angariação de sócios, criação dos estatutos, para a aquisição do terreno e execução do projeto para as obras.
Com as verbas angariadas foi possível adquirir o terreno para a construção do projeto, o qual contou com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, da Segurança Social e da Junta de Freguesia.
Tal como disse Fernando Pessoa
“Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce.”
Estávamos no dia 1 de agosto de 1988, quando o Lar Social do Arrabal iniciou a sua atividade com 13 funcionários e 32 utentes na valência de Lar.
Mais tarde são criadas as valências de Centro Dia e Apoio Domiciliário.
Em 1996, o Lar foi ampliado e passou a ter capacidade para 51 utentes na valência de Lar.
Hoje, o Lar Social do Arrabal tem mais de 40 funcionários e capacidade para 64 utentes na valência de lar, 10 em Centro de Dia, 28 em Apoio Domiciliário e ainda três vivendas com capacidade para seis utentes.
É nosso dever, em cada geração, contribuir para melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos.